terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Meu livro infantil favorito: Reinações de Narizinho




Nesse livro, Monteiro Lobato cria uma trama de cenas e aventuras, em que a realidade e a fantasia tratadas pela sua imaginação se misturam.
Toda sua obra literária foi voltada para o público infanto-juvenil. São as obras de maior destaque da literatura infantil do nosso país.
- "De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo". (Monteirto Lobato)
Eu recomendo Reinações de Narizinho por ter dado início às aventuras no Sítio do Picapau Amarelo, série de histórias que eu amo. Ao reler o livro, e até mesmo ao escrever sobre ele agora, sinto uma grande nostalgia... De um tempo tão bom da minha vida que não volta mais. Não perdia um só capítulo da série televisiva, e lendo Reinações de Narizinho viajava de verdade na minha imaginação. O livro me faz voltar lá atrás, a uma infância maravilhosa. Como tudo mudou tanto! Mas, ainda assim, tento passar para o meu neto a fase melhor da minha vida, insistindo para que ele veja no Canal Futura o seriado realizado pela TV Globo, em várias versões, e conto as histórias para ele de uma menina de nariz arrebitado, que vivia com a sua avó, sua boneca de pano, e a tia Nastácia.
Tudo começa com uma inesperada visita da neta de Dona Benta ao Reino das Águas Claras e, com a chegada de seu primo, Pedrinho, ao Sítio do Picapau Amarelo para mais uma temporada de férias. Depois do passeio pelo Reino das Águas Claras, as reinações de Narizinho ficam ainda melhores. As crianças se divertem fazendo o Visconde com um sabugo de milho e planejando o casamento de Emília com o leitão Rabicó.
E as aventuras continuam. Emília, Narizinho e Pedrinho recebem a visita de personagens como Cinderela, Branca de Neve e Pequeno Polegar. Também chega ao Sítio o Peninha, garoto invisível que trouxe no bolso algo que mudou a rotina dos netos de Dona Benta, o incrível pó de pirlimpimpim. Com esse pó mágico a turma do Sítio viaja para o Mundo das Maravilhas. Lá eles conhecem os fabulistas Esopo e La Fontaine e resgatam o Burro Falante, que vai morar no Sítio. Essa grande interposição de personagens, que pertencem a contos da tradição oral mundial, chamamos hoje de intertextualidade. Lobato já era tão atual, no começo do século XX, não era?
Com Monteiro Lobato, é impossível parar de ler. Ele inventou um jeito especial de escrever às crianças que até hoje serve de inspiração para os autores infantis. É por isso que desde o seu lançamento, em 1931, Reinações de Narizinho vem divertindo e formando gerações de leitores brasileiros.
A fase mais produtiva de Monteiro Lobato foi de 1921 a 1947, com a publicação de cerca de 40 livros infantis e inúmeras traduções e adaptações de obras da tradição mundial como Contos de Grimm, Contos de Andersen, Robin Hood etc. Publicou também diversos livros para adultos.
Por toda boa lembrança que me traz, recomendo para todas as instituições de ensino, Monteiro Lobato, como uma viagem encantada ao mundo do faz de conta.


Rosemeire Ribeiro - 3º semestre 2013/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário