segunda-feira, 4 de março de 2013

Rcomendo A Mina de Ouro


Na minha infância, não tive muito acesso à leitura infantil. Lembro-me que, naquela época, o meu maior sonho era aprender a ler pela paixão que tinha por “Gibis” (Mauricio de Souza). Logo que aprendi a ler, ganhei dos meus irmãos coleções dessas revistinhas infantis e foi daí que cresceu o meu incentivo pela leitura.
No início do ensino fundamental, os professores passavam vários trabalhos voltados para a leitura, em que tínhamos que ler livros como: Sinhá Moça, de Maria Dezonne P. Fernandes, Capitães de Areia, de Jorge Amado, etc.         
Aprendi muito com o meu pai, apesar de ter pouco estudo, para mim, foi o meu maior professor, tinha verdadeira paixão pela leitura, procurava estar sempre atualizado com a literatura, recordo que logos após o café da manhã já pegava papai lendo. Paulo Coelho era um dos seus prediletos, sempre nos ensinou que livros nunca se jogam fora, mas logo veio a informática, o que fazer com tantos livros?

Aproveitamos o espaço em baixo da escada e com prateleiras montamos um pequeno acervo, e foi lá que mexendo e remexendo, encontrei um livro que li há algum tempo atrás: A mina de Ouro, de Maria José Dupré (1946). Trata-se de um romance infanto-juvenil, no qual o narrador conta uma aventura vivida por seis adolescentes e seu cachorrinho Samba, os quais resolveram fazer um piquenique no Morro do Jaraguá e lá eles se perdem no interior de uma mina abandonada e, então, vivenciam grandes conflitos. Para quem gosta de adrenalina, fica aqui a minha dica para uma boa leitura.
Hoje a minha leitura é dirigida à educação infantil pelo fato de trabalhar com crianças, porém quem me conhece sabe o carinho que tenho por obras psicografadas.
Maria José Dupré, ou Sra. Leandro Dupré, como assinava inicialmente seus livros (Botucatu, 1 de maio de 1898 — Guarujá, 15 de maio de 1984) foi uma escritora brasileira, mais conhecida como autora da sua obra-prima Éramos Seis e pela série de livros infantis sobre o Cachorrinho Samba.


Jovita Mendes dos Santos Adão - 3º semestre 2013/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário