segunda-feira, 4 de março de 2013

Minha recomendação de livro infantil

Bom, fiquei meio perdida quando a professora pediu para eu recomendar um livro infantil. Não tive muito contato com livros na minha infância e não tinha o hábito de ler. Até quando comecei a trabalhar com crianças, percebi que as histórias dos livros me chamavam a atenção e começaram a despertar uma curiosidade.
Um certo dia, estava no curso de capacitação de auxiliares em São Vicente, saindo para o intervalo, deparei-me com inúmeros livros infantis. Encheram meus olhos, comprei minha primeira coleção e agora não paro mais. Quando leio, um mundo novo se abre para mim, cheio de ideias, imaginação, fantasia, que me estimulam cada vez mais a ler.
Nessa coleção, com o título O Amor Tem Todas as Cores, há um livro que me chamou atenção: A Descoberta de Leila. Conta a história de uma ovelha que tinha uma péssima mania de tratar todas as outras ovelhas com preconceito, reparando em todas as imperfeições dos outros. Podemos de uma maneira clara discutir alguns assuntos voltados para os problemas sociais tão comuns no nosso meio, como o bullying e o preconceito. Trecho do livro: “Leila havia aprendido uma grande lição: Muitas vezes achamos fácil apontar os defeitos dos outros e nos esquecemos de olhar para nós mesmos...”

A história traz essa lição moral no final, lembra, portanto, a estrutura de uma fábula ou parábola.
A autora é Márcia Honora, fonoaudióloga, professora Universitária. A coleção Ciranda da Diversidade é sua segunda coleção de livros paradidáticos. A autora procurou discutir assuntos voltados para os problemas sociais, sobre os quais, às vezes, temos algumas dificuldades em conversar com as crianças. Ela espera que seus livros possam auxiliar nesse diálogo. Esses livros estão de acordo com alguns dos temas transversais, propostos para a educação pela LDBEN 9394/1996, quais sejam: ética e pluralidade cultural.

Angela do Nascimento Malaquias - 3º semestre 2013/1



Nenhum comentário:

Postar um comentário