terça-feira, 5 de março de 2013

Meu primeiro livro


Na verdade, não tive livros na minha infância. Meus pais não davam importância para a leitura na minha formação, e eu fui crescendo assim, sem interesse algum em ler. Eu era viciada em um desenho que passava na TV, os Ursinhos Carinhosos, e eles fizeram parte da minha infância por muito tempo.
Care Bears (Ursinhos Carinhosos no Brasil e em Portugal) são um conjunto de personagens criado pela American Greetings (1981) para cartões de boas-festas e de aniversário. O desenho original para os cartões foi pintado pela artista Elena Kucharik.
Quando transformados em filmes, os direitos de exibição de partes das séries foram adquiridos pela Walt Disney Pictures, em 2010.
Em 2008, por meio de uma amiga, fiquei sabendo que iam lançar um livro sobre as histórias deles, da Autora Sônia Sander, que é autora também de outros livros infantis.
Fui correndo comprar, quando cheguei na livraria e vi o livro, passou um filme na minha mente, lembranças da minha infância, e, a partir desse livro pequeno, me veio o desejo de descobrir os livros e passei a ler outras histórias.
Esse livro conta a história de uma família de ursos carinhosos que ajudam as pessoas a trocarem bons sentimentos, e protegem a Terra das sombras do mal e do temido vilão Coração Gelado, que tenta, a todo custo, acabar com o amor.

Ursinhos Carinhosos mostrava um grupo de adoráveis amigos ursinhos, cada um com uma missão muito importante e com um poder extraordinário. Estes ursos tinham o compromisso de ensinar a humanidade como se comportar diante dos obstáculos da vida e, ao mesmo tempo, pregavam os melhores sentimentos. Cada ursinho tinha um emblema estampado no peito, que condizia com o sentimento que ele representava, e era através desse emblema que ele lançava ao mundo as qualidades que lhe eram incumbidas.
Os Ursinhos Carinhosos ficavam sempre em alerta, de olho na Terra para tomar conta das crianças, não deixando que nenhum sentimento ruim pudesse abalar os pequeninos, por isso, quando algum desânimo, raiva ou inveja aparecia na vida de alguma criança, os ursinhos entravam em cena para desfazer o mal.
Embora o nome seja Ursinhos Carinhosos, a família conta com animais diferentes, havendo, então, a diferenciação entre os Ursinhos Carinhosos (ursos coloridos) e os primos dos Ursinhos (que são outros animais, como macaco, carneiro, coelho, pinguim, guaxinim, entre outros).
Recomendo esse livro para ensinar para nossas crianças que devemos sempre fazer o bem aos outros, e que o amor ainda é a melhor saída. Repudio o preconceito contra o livro, porque muitos falavam que esses ursinhos eram uma forma de atingir as crianças e convertê-las em "gays".


Danielle Monteiro da Silva - 3º semestre 2013/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário