segunda-feira, 4 de março de 2013

Fazer o bem sem olhar a quem...


Bom, encontrei este livro no fundo do baú, em uma visita à casa da minha mãe. Na verdade, nem me recordava de tê-lo lido, mas me identifiquei de cara com a história.
Pensei, a cada página folheada, como podia ser? Como poderia haver? Parece que encontrei o ser humano perfeito? Aquele desapego de bens materiais, será que ele existe? Na história, escrita pelos irmãos Grimm, ele existe, quer dizer, ela, uma menininha sozinha no mundo, sem ter nem onde viver, sai a andar pelo mundo só com suas roupas do corpo e um pedaço de pão em sua mão, nada mais a não ser sua devoção e confiança em Deus.
E, nesse caminho, percorrido por ela, encontrou um mendigo esfomeado e lhe deu o pão sem pensar em sua fome; depois uma criança chorosa com frio na cabeça e lhe deu seu gorro, sem pensar no sereno que tomaria; a seguir, outras crianças com frio e lhes deu seu corpete e sua saia, sem pensar no frio que sentiria.
Quando chega a um bosque escuro para descansar, aparece mais uma criança com frio, então, tirou sua última peça de roupa e a entregou àquela criança. 
Como poderia ficar ela como veio ao mundo? Então, quando estava ali parada assim, sem mais nada, de repente começaram a cair estrelas do céu, e eram todas elas brilhantes moedas de ouro. Ela se viu vestida e rica por toda vida.

O conto, recolhido da tradição oral, pode ser caracterizado como uma história de exemplaridade cristã, em que a bondade é recompensada com a riqueza. Temática própria da época em que o conto foi escrito, mas que ainda hoje é apreciada.
Recomendadíssimo pela linda história que nos ensina que, ao fazer o bem ao próximo, a recompensa vem dos céus.
Os irmãos Grimm: (em alemão Brüder Grimm ou Gebrüder Grimm), Jacob (4 de janeiro de 1785 – 20 de setembro de 1863) e Wilhelm (24 de fevereiro de 1786 – 16 de dezembro de 1859) foram dois alemães que se dedicaram ao registro de várias fábulas infantis da tradição oral alemã e europeia, ganhando, assim, grande notoriedade. Também deram grandes contribuições à língua alemã com um dicionário (O Grande Dicionário Alemão - Deutsches Wörterbuch) e estudos de linguística e folclore.


Samantha Mendes Adão Aguiar - 3º semestre 2013/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário