terça-feira, 21 de abril de 2015

Relatório reflexivo: Círculo de Cultura 2

O Círculo de Cultura realizado no dia 13 de abril de 2015, na sala do 7º semestre de Pedagogia da UNISANTOS, teve como tema gerador o texto “Mediação: estratégia facilitadora da compreensão leitora”, da autora Vera Aparecida de Lucas Freitas (2009), mediado pela professora Rosana Pontes. Foi uma atividade enriquecedora que nos permitiu vivenciar uma prática muito utilizada na Pedagogia Freireana. 
A dinâmica envolveu três etapas: o Círculo de Cultura, onde estavam as pessoas que realizaram o diálogo, a discussão e os questionamentos; simultaneamente acompanhado pelo Círculo de Investigação, composto pelas pessoas encarregadas de observar e fazer anotações; para, posteriormente, produzir o Registro Reflexivo.
O clima do Círculo estava agradável, as pessoas estavam calmas, porém inibidas, poucas pessoas verbalizaram os questionamentos, a maioria das questões foi respondida com a mediação da professora. Houve momentos em que as conversas paralelas atrapalharam o entendimento.
A mediação da professora foi de fundamental importância para que o foco fosse mantido. Vale ressaltar que a participação dos componentes do círculo, fazendo conexão entre o texto e sua prática profissional (compartilhando cultura), foi primordial para a compreensão do assunto em discussão.
O referido texto aborda resultados de uma pesquisa sobre o desempenho em leitura de uma aluna de 5º ano do ensino fundamental, observada por oito meses. A pesquisa tinha como objetivo mostrar que a mediação com intervenções positivas pode ser um instrumento valioso para facilitar a leitura e a compreensão de textos, nos anos iniciais de escolarização. A problemática que permeava o estudo era analisar como a interação entre interlocutores em eventos de leitura tem importante papel no bom desempenho do processo de letramento.
Com base na leitura do texto e na observação da discussão no Círculo de Cultura, pode-se concluir que a leitura é um direito da criança, que a escola é o agente responsável pela inserção da criança no mundo literário, e ainda, que a mediação e intervenção do professor são fatores preponderantes na qualidade e eficácia do letramento.
Atividades com diferentes gêneros textuais e produção de textos são indispensáveis para ampliar o repertório de palavras da criança, e devem fazer parte da rotina escolar desde a educação infantil, pressupondo que esse repertório servirá de banco de dados durante o processo de aprendizagem da leitura. “Lemos para construir saberes, para nos manter informados, para fruição, para entender o mundo (...) Quanto maior o número de informações novas, mais aprendizado haverá” (FREITAS, 2009, p. 70).
Analisando o Círculo de Cultura, na sua totalidade, observa-se que é uma atividade que promove o conhecimento, por meio do diálogo, da pesquisa, da observação e, o mais importante, por meio da interação. É considerada uma prática libertadora que dá voz e vez a todos, em que o educador atua como mediador e não detentor do conhecimento.
É uma dinâmica que pode ser facilmente inserida na rotina escolar. Ela faz com que o educando sinta-se parte do processo de construção do conhecimento, pois exige ação e reflexão. Resumindo:
"Educador e educandos (liderança e massas), co-intencionados à realidade, se encontram numa tarefa em que ambos são sujeitos no ato, não só de desvelá-la e, assim, criticamente conhecê-la, mas também no de re-criar este conhecimento". (FREIRE, 1987, p. 31)

Referências bibliográficas:

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 17ª. ed. 1987. 107 p.

FREITAS, Vera Aparecida de Lucas. Mediação: estratégia facilitadora da compreensão leitora. In: RODRIGUES, Caroline; SILVA, Cláudia Heloísa Schmeiske da; LOPES, Iveuta Abreu; BORTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro. Leitura e Mediação Pedagógica. v. 30. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. (Série Estratégias de Ensino).

Sivaneide Pereira Vieira (7º semestre Pedagogia PARFOR)

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