sexta-feira, 23 de setembro de 2016

A relação Currículo X Didática e as dificuldades desde o período pós-ditatorial

Analisando a situação atual do currículo escolar, é possível perceber que as discussões sobre esse campo de estudo se concentram em alguns temas que abrangem a heterogeneidade presente em nossa sociedade, nos dias atuais, e a compartimentalização do conteúdo, por meio de matrizes curriculares estanques.
Conforme a discussão realizada no “Programa Salto para o Futuro”, com os professores Antônio Flávio Barbosa Moreira, Vera Candau e Luiz Antônio Cunha, é necessário conseguir adaptar o currículo para que seja possível acompanhar as mudanças e transformações constantes que nossa sociedade sofre na contemporaneidade, considerando também o fato de que o ambiente escolar passou a ser um espaço de multiplicidades, um ambiente extremamente diversificado, cheio de pluralidades, e cabe ao professor saber lidar com isso.
Outro desafio presente na constituição do currículo, de acordo com a fala da professora Elba Sá, no quadro Mosaico do referido Programa, é conseguir uma melhoria na qualidade do ensino, não pelo ponto de vista “tradicional”, em que a eficiência e a eficácia da educação são medidas a partir de resultados em testes e índices, mas sim uma melhoria que parte da premissa de que a escola deve contribuir com o desenvolvimento do aluno para que este seja um cidadão pleno e ativo na sociedade.
Conforme afirmou a professora Vera Candau, todos esses fatores nos remetem ao processo de formação de professores, que também impacta diretamente na elaboração e implementação do currículo. 
A partir das discussões realizadas no "Programa Salto para o Futuro", os professores, em sua maioria, não são capacitados para lidar com tal heterogeneidade, e também não conseguem estabelecer um diálogo para que a interdisciplinaridade seja uma realidade nas escolas – ponto necessário para a descompartimentalização do Currículo –, unindo a essas disciplinas as questões que envolvem a comunidade escolar, levando em consideração a diversidade local e as características específicas dos alunos naquele ambiente social.
Ainda sobre o ambiente escolar, podemos notar que a democratização da sala de aula não é algo que sempre esteve presente em nosso âmbito escolar. Esse processo de democratização aconteceu aos poucos e teve início no período pós-ditadura, conforme foi possível compreender pelos depoimentos de inúmeros pesquisadores que participaram do Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, em Cuiabá, em agosto de 2016. Por meio desses encontros realizados a cada dois anos por profissionais da educação, foi possível pensar em maneiras de superar os limites e barreiras deixados pela época ditatorial.
Segundo os depoimentos dos professores Eduardo Adolfo Terrazzan e Maria Amélia Santoro Franco, alguns fatores desmotivavam os professores, como, por exemplo, a queda brusca no valor do salário dos profissionais da educação e a imposição de um tecnicismo no ensino, deixando de lado a reflexão proposta por Comenius, qual seja “ensinar tudo a todos”. Tal imposição limita o trabalho do professor, e é algo presente até hoje dentro das salas de aula, com a utilização de apostilas e livros didáticos.
Considerando as discussões e depoimentos apresentados pelos dois vídeos estudados, é possível compreender que o Currículo abrange um conjunto de disciplinas que devem ser trabalhadas com o estudante, sendo formado por um conteúdo selecionado que é considerado adequado para o ensino e que tem como objetivo a formação do indivíduo a partir desses saberes. Por sua vez, a Didática engloba o processo ensino-aprendizagem e todas as práticas pedagógicas e estratégias voltadas para a construção do conhecimento. Portanto, há uma relação direta entre Currículo e Didática.
A estreita relação entre ambos é indispensável para a formação do docente, pois é por meio do Currículo que o professor selecionará todo o conteúdo a ser trabalhado, e a partir desse, utilizará a Didática e as práticas pedagógicas para conseguir construir os conhecimentos necessários com o aluno.

Marcus Vinícius Schmidt de Ávila - Letras 2º semestre/2016

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