sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Compartilhando autoria...

Neste semestre, o blog receberá os textos de autoavaliação das alunas do 4º semestre de Pedagogia/PARFOR-UNISANTOS/2013-2. Por ora, aproveito para compartilhar um momento inesquecível para mim e para a aluna Maria Flávia. Fomos coautoras de um artigo publicado no III Congresso Internacional de Avaliação, na UNISINOS, em Gramado/RS, de 6 a 9 de setembro de 2013. A coordenodora do curso profa. Marly Saba Moreira muito nos honrou com sua companhia.
Segue um pequeno trecho do trabalho que nos emocionou:

(AUTO)AVALIAÇÃO DE UMA PROFESSORA EM CONSTRUÇÃO: IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO PARFOR NA PRÁTICA DOCENTE

[...] Nesta (auto)avaliação em que compartilhamos nossa autoria, nós – professora pesquisadora e professora aluna – compreendemos que o processo de aprendizagem narrado e avaliado foi construído coletivamente em um lócus, onde os sujeitos envolvidos constituíram uma comunidade de aprendizagem mútua. Os professores pesquisadores que atuam no curso estão formando os professores-alunos da Pedagogia (PARFOR), ao mesmo tempo em que estão se formando, implicados em um processo de ação-reflexão-ação contínuo.
Destacamos na (auto)avaliação apresentada que a professora-aluna, protagonista deste texto, desenvolveu uma compreensão crítica de seu percurso de formação docente e está se sentindo empoderada. Empoderamento esse conquistado quando se sentiu capaz de expressar seus pensamentos, sentimentos, opiniões críticas. Ou seja, sentiu que ganhou voz, que produziu conhecimento e pôde falar com propriedade sobre o que está aprendendo e como essa aprendizagem está transformando sua vida pessoal e profissional.
A professora-aluna enfatizou a importância da escrita na sua formação e como se sente “autora” nesse processo. É possível compreender que incorporou ao seu discurso o vocabulário específico da área da Pedagogia – vocabulário utilizado pelos professores pesquisadores que atuam no curso e por autores importantes dessa área. De acordo com a teoria bakhtiniana do discurso, a aluna vivenciou um processo de dialogia e assimilou o discurso de seus interlocutores. Sente-se, então, “autorizada” a dizer o que pensa com segurança. Nesse sentido, conforme reconheceu, a professora-aluna está construindo sua autoria pedagógica, tanto na área do discurso (BAKHTIN, 2003), quanto na sua área de atuação, porque demonstrou ser capaz de criar seu fazer pedagógico com autonomia e criticidade, transformando esse fazer em saber pedagógico. (PONTES, 2007)
No que se refere à escrita deste texto, consideramos um grande privilégio podermos compartilhar nossa autoria. Trata-se de um ato grandioso, quando um ser humano cede sua autoria ao outro e vice-versa, porque, conforme Bakhtin (2003), acreditamos que autoria é um processo que se constrói de forma coletiva, no entrecruzar das vozes dos sujeitos do discurso. Neste caso, do discurso pedagógico.

Rosana Aparecida Ferreira Pontes - professora pesquisadora do curso de Pedagogia PARFOR/UNISANTOS
Maria Flávia Medeiros dos Santos - professora/aluna do 6º semestre 2013/2 

Referências Bibliográficas: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
PONTES, R. A. F. A construção da autoria pedagógica na formação de educadores. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Santos, 2007, 186f.



 
 
 

E nos sentimos felizes e importantes...

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