"Vista Geral" - Benetido Calixto
Hoje compreendo! Ainda mais agora, depois de uma noção básica sobre semiologia e sobre a leitura do espaço, percebo que para se ler e apreciar uma obra, um lugar, precisa de atenção e usar os procedimentos metodológicos de que nos fala Ferrara em seu livro. Há de haver um estranhamento e a leitura tem que ser intencional. É preciso antes observar, contextualizar, voltar ao passado e fazer uma analogia com o presente.
“Para se conseguir penetrar mais profundamente na analogia do presente, é necessário buscar propositalmente o passado”. (FERRARA)
A leitura de um texto não verbal é um processo complexo que exige muito do receptor, exige desde um despertar da memória de antigas experiências sensíveis e culturais, individuais e coletivas que já tenham passado, até a complexa operação de mesclar os processos de assimilação por contiguidade e por similaridade, conforme explica Ferrara.
Diante deste relato, após visitar o MASP e agora, há poucas semanas, tenho feito visitas à Fundação Pinacoteca Benedito Calixto, por conta da preparação do documentário. Entendo e vejo com um novo olhar o espaço e as obras, tanto de Calixto, quanto de outros artistas contemporâneos, compreendo a importância da leitura de uma obra e de um lugar. Consigo perceber a importância de se voltar ao passado para se entender melhor o presente. E como diz o arquitetoVilanova Artigas “o prédio fala através dos seus detalhes", o lugar Pinacoteca Benedito Calixto fala muito por meio do estilo arquitetônico da época, final do século XIX e início do século XX: "Art Nouveau".
Resta agora frequentar mais vezes esses lugares culturais, para assim familiarizar-me e conseguir apreciar melhor uma obra, valorizando suas raízes e identidade.
Findo com uma mensagem que li no livro da Edith Pires sobre a origem do Casarão Branco da praia que diz:
“A cultura é realmente uma das características de melhor qualidade de vida. A arte nos espiritualiza e nos aproxima de Deus.”
Maria Geane - 4º semestre - 2012/1
Nenhum comentário:
Postar um comentário