sábado, 23 de junho de 2012

Do “p” ao “P” no olhar de Irismar Bezerra

“Acordar cedo é difícil, mas é preciso, porque ela já sabe o que o dia lhe tem reservado.... Então, levanta. O percurso é longo, a pé seria mesmo complicado. Nada como boas pedaladas para conseguir chegar no horário... No caminho, o pensamento voa de encontro com as buzinas e as fumaças dos carros e das motos. Enfim, chega à creche, para mais uma jornada de trabalho”...
Esse trecho faz parte do nosso documentário: Do “p” ao “P”, no olhar de Irismar Bezerra. O documentário relata o dia a dia de uma aluna do curso de Pedagogia, da Universidade Católica de Santos, conveniado ao PARFOR – Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. O foco é a vida pessoal, profissional e universitária de Irismar Bezerra, atendente de educação em Praia Grande, que é apresentada através de um olhar cativante e cheio de esperança. Do “p” ao “P” traduz a mudança de postura profissional da aluna protagonista, destacando a importância dos conhecimentos acrescentados durante sua trajetória de formação no curso. O documentário fundamenta-se teoricamente em Lucrécia D’Alessio Ferrara.
Até chegar ao produto final, tivemos uma trajetória de mudanças... Desde a escolha do tema, a filmagem pela protagonista, a edição de fotos, áudio e transformar horas de filmagem em minutos de apresentação. Sem contar nos finais de semanas para edição e produção. Enfim, ficou pronto. Mas, no dia da apresentação, por motivos de doença a professora Rosana Pontes não vai. Ao olhar para uma integrante do grupo vi um olhar de decepção ou sei lá o que, mas nem por isso desanimamos... Aproveitamos o momento e iniciamos uma sessão de fotos... E sabemos que, em dois anos de faculdade com a professora Rosana Pontes, foi a sua primeira falta com a gente, enquanto nós inúmeras faltas tivemos... srsrsrsr.

Daniela Cristina/ Ederson Muniz/ Irismar Bezerra e Raquel Souza – 4º Semestre – Noturno



Um comentário: