domingo, 24 de junho de 2012

Nosso documentário e o livro "A imagem"

Fazendo uma reflexão da leitura do livro A imagem, de Eduardo Neiva Júnior, proposto pela professora Rosana Pontes, da disciplina de Educação e Linguagem II, assim como a relação dele com os trabalhos desenvolvidos pela classe, o livro apresentou um conteúdo muito rico, deu luz a um novo conhecimento para todas nós.
Alguns aspectos importantes que devem ser destacados no nosso aprendizado foram: o uso da imagem e sua diversidade em forma de expressão; a semiótica e as características que compõem os signos não verbais. O capítulo apresentado pelo meu grupo me ajudou a descobrir que devemos olhar uma obra de arte e procurarmos os traços ocultos do que o artista quer expressar com aquela obra. Também o fascínio da beleza das imagens ilusórias ou de ilusão de ótica, que chegam realmente a causar frustração, sensação de sermos enganados de propósito.
Todas os trabalhos apresentados a cada capítulo em destaque nas aulas de estudo do livro, bem como os documentários sobre arte apresentados trouxeram-nos um esclarecimento de como desenvolver nosso documentário. Documentário esse que pôde ser integrado à disciplina de Gestão da Informação II, com a ajuda da professora Maria Cristina Vidaller, uma demonstração de interdisciplinariedade, outra forma de trabalhar conteúdos integrando disciplinas.
Entre muitos pontos importantes, destaca-se a profundidade que nos levou à reflexão sobre a necessidade de aprendermos a olhar o mundo com mais sensibilidade, com mais atenção no que está a nossa volta, assim como no que compõe o nosso cotidiano. Todas as explicações e significados do que foi estudado como as relações entre eles e suas diferenças, o que se conclui é que para que se possa compor a história da humanidade em geral, o que é necessário para o desenvolvimento do conhecimento humano, só é possível através dos registros feitos pelo homem, sejam eles escritos, imagens com ícones, índices ou símbolos ou qualquer forma de expressão do pensamento humano.
Neste semestre, nada tranquilo, mas muito rico em aprendizado, descobrimos isto através do nosso documentário, um registro simples, mas profundo, composto com a participação de toda equipe de alunas e professores que contribuíram para que isso acontecesse fazendo parte dessa história. Foi uma lição apaixonante pela qual nos apercebemos que há um imenso mundo além ou aquém do mundo que espreitamos fora de nós.



Maria Aparecida Lopes Pacheco - 4º semestre/manhã/2012-1









 


Nenhum comentário:

Postar um comentário