quarta-feira, 13 de junho de 2012

Documentário: Natureza em Meio ao Caos


Natureza em meio ao caos é o tema do documentário que eu Cláudia, Sara , Kelly e a Luciana fizemos. No começo parecia simples. Tínhamos varias ideias, mas começaram as perguntas, Qual é o tema? Por que esse lugar? Por que esse documentário?
De repente, o que parecia simples começou a complicar, porque não era um simples documentário e sim um trabalho baseado nos livros em que a professora trabalhou em sala de aula “Leitura Sem Palavras”, da autora Lucrécia D Aléssio Ferrara e “A Imagem” do autor Eduardo Neiva Jr.
O primeiro passo foi saber sobre o que iríamos falar, então pensamos em vários lugares até que lembrei de um lugar que para mim teve muito significado na minha infância e na infância dos meus filhos. Falei para as meninas sobre o”Jardim Botânico Chico Mendes”, em Santos, como é bonito e que, no meio de tanto trânsito e barulho, ainda existe um lugar para relaxar.

A ideia foi aceita, começamos a gravar e, no meio das gravações, eu pude perceber as mudanças que ocorreram dentro e fora do parque. Quando mostrei as gravações para as meninas elas se encantaram com o lugar e cada uma fez questão de conhecer o parque. A Sara fazia muito tempo que não voltava lá e se encantou com as mudanças, a Luciana não conhecia e adorou, a Kelly levou seus filhos e eles não queriam sair de lá.
O segundo passo foi editar. Não foi fácil, porque tudo parecia importante. No meio da escolha, eu comentava as mudanças que ocorreram no parque e uma das mudanças era em relação de que, por um período, o horto, como era conhecido antigamente, era um ponto de referência, pois as pessoas se localizavam pelo horto. Hoje, ele é conhecido como um símbolo de preservação da natureza.

As transformações geográficas também aconteceram. Era um espaço maior, mas sofreu algumas modificações e esta menor.
Quando finalizamos o documentário e apresentamos, a professora perguntou qual a relação do lugar com os textos lido em sala de aula, na hora não respondemos? Mas a verdade é que não tem muito para pensar, pois, de acordo com o livro Leitura Sem Palavras, o documentário, embora seja narrado, a imagem fala por si de uma maneira que passa as informações necessárias sobre as caracteístcas e história do lugar. Além do mais, o documentário constitui-se em uma forma de registro muito completa para a prática pedagógica. Clique no link abaixo e aprecie...

Claudia Sabino Marques - 4º semestre



Nenhum comentário:

Postar um comentário