quinta-feira, 19 de abril de 2012

Somos discriminadas(os)?


Discriminação, nada mais é do que o preconceito de maneira explícita ou implícita. O preconceito estabelece diferenças onde não existem. É realmente incrível o quanto as pessoas são hipócritas e nem se dão conta. Praticam algo que elas mesmas condenam.
Quando entramos na Universidade, nos disseram que iríamos cursar Pedagogia. Isso apesar de o curso de Pedagogia funcionar em outro campus. No começo da Plataforma Freire, eu me sentia como ratinho em exposição: "vocês não podem faltar hoje à noite, que as meninas da Pedagogia querem ver vocês". Não podíamos cursar Pedagogia no outro campus para não intimidá-las, mas elas podiam vir nos assistir como ratinhos de experiência para matar suas curiosidades: "como será que são essas meninas do PARFOR?" (acaso pensaram que teríamos um olho na testa?). Mas com o dinheiro da verba do parfor, foi montada a brinquedoteca; e o curso da Pedagogia mudou para o mesmo campus do PARFOR, com direito a coffee break e faixa de boas vindas.

Ao questionar professores e coordenação nos diziam: "isso é impressão de vocês". Imagina! Os dois cursos são iguais. Quem está de fora da discriminação, nem sempre consegue notá-la, mas quem está dentro, sente. Temos uma sala de informática bem em frente nossa sala de aula. Ao pedir para a coordenadoria que a abrisse no mesmo horário em que foi aberta no primeiro semestre, para que nós pudéssemos voltar a usufruí-la, nos deram a seguinte resposta: "esta sala de informática é para os alunos da Unisantos". Pois é; o curso do PARFOR funciona na Unisantos, mas não somos alunas da Universidade? Ah é... Somos apenas parforistas e não alunas de Pedagogia da Unisantos.
Esse tipo de discriminação me magoa, pois sinto como um preconceito conosco. Na verdade engolimos em seco e seguimos em frente, apesar da discriminação. Ainda bem que somos adultas e podemos lidar com isso, mas ainda assim algumas situações são bem inconvenientes, por isso gostaria de saber se somos discriminadas(os) por sermos do PARFOR?.
Mas uma coisa é certa e ninguém vai mudar isso: somos parforistas SIM e entramos entusiasmadas, estamos piradas, mas sairemos todas formadas!

Marilu Lins - 4º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário