quinta-feira, 26 de abril de 2012

A nova reforma da Avenida Nove de Abril

A inspiração para esta crônica veio das aulas de Educação e Linguagem, após leitura e discussão do livro “Leituras sem palavras” de Lucrecia D’Aléssio Ferrara, dentro deste contexto temos a simbologia que é uma forma de comunicação verbal e não-verbal. Foi realizado em sala de aula exposição dos cartazes feitos pelos grupos com diversas figuras representadas em símbolos, bandeiras, pessoas, quadros, logotipos, postura corporal, praças e cidades.
 Passei a observar a cultura visual de minha cidade, dos espaços e lugares da vida urbana, de como ela expressa a transformação,  e nós cidadãos somos os expectadores urbanos desse processo, sendo a avenida nove de abril um marco que representa  a história do meu município.
A mais importante Avenida da cidade de Cubatão está sendo novamente reformada agora na gestão da prefeita Márcia Rosa que quer proporcionar a todos os munícipes uma cidade mais bela, ou melhor, uma “Cubatão mais bela”. Essa é mais uma obra do programa que é voltado à recuperação e embelezamento dos logradouros públicos de Cubatão.
A Avenida Nove de Abril já passou por diversas reformas, diga-se de passagem, em minha opinião, como munícipe, uma pior que a outra, acho mesmo é que não tem com o que gastar e ficam fazendo reforma da reforma, será que agora vai realmente ficar melhor e mais bela?
A obra começa desde a ponte do Arco Iris e vai até a estação das Artes, segundo informações estão sendo investido cerca de $ 4.000.000,00 em todo projeto de revitalização. É isso mesmo quatro milhões é muita grana não só dá pra embelezar, como fazer uma plástica geral.
A reforma acontece em meio à multidão de pessoas andando de lá pra cá, de um lado para outro, a população por sua vez parece não perceber o que se passa em volta. Os trabalhadores estão tão envolvidos na obra que nem se dão conta do povo passando. Um verdadeiro quebra quebra, máquinas arrancam pisos. Uns colocam pisos novos, fazem massa, novos bancos com formas longitudinais, novos semáforos, novos jardins, iluminação, novos pontos de ônibus, novas lixeiras, novos canteiros no centro, é tanta coisa nova. Essa avenida vai ficar muito chique!
 Por enquanto, continua o quebra-quebra  no inicio, quebra no meio  e quebra no fim. Tudo revirado, fecham parte da avenida e complica o trânsito, lá vem  a guarda municipal (aqueles que chamam de amendoins ou marronzinhos) para por a ordem,  motoristas buzinam,  um verdadeiro caos!
 Ah!!!  Não posso esquecer os ambulantes e vendedores de lanches, água de coco, churrasquinho e etc., que estão aproveitando os novos bancos para colocarem seus isopores de refrigerantes. Fala sério hein!!! Que povo sem educação!
A população precisa e merece ver uma cidade bonita, bem cuidada. Ainda mais quando esta avenida é o cartão-postal do município. “Este é apenas o começo de uma iniciativa que vai mudar a cara de Cubatão, que cada vez mais será um belo lugar para se viver”.

Sandra Aparecida Dutra de Andrade Dantas - 4º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário