domingo, 15 de abril de 2012

Que falta faz faltar à aula



Faltar a uma alua entende-se. Afinal com quem já não aconteceu? A questão é perder aquela aula que foi o ponto de partida para o aluno! Aí cabem os dizeres opa! Pegou o bonde andando, caí de paraquedas no assunto, e o tema? Ai meu Deus e agora? Calma até nessa situação o estudante pedagogo consegue construir um aprendizado. Afinal, aquele conhecimento entendido pelas colegas e repassado para a próxima, nada mais é do que um conhecimento novo, dando a luz e produzindo um novo entendimento do conteúdo repassado. Todas as metodologias hoje se integram, mas a aula referida é de Educação e Linguagem II, a aula cujo tema foi a Cultura Visual, foi o passo que entrou no campo da cultura mais a Antropologia, História da Arte, enfim aspectos que usem a imagem.
Então, a introdução das aulas que se sucederam deu realmente a visão do caminho que estamos percorrendo, o livro A imagem, de Eduardo Neiva Jr. Um livro sobre algo novo para todas nós, bem profundo e complexo nos conceitos teóricos colocados dos cientistas e filósofos, mas à medida que demos início aos trabalhos, fomos entendendo que, mesmo no escuro, vê-se as sombras do conhecimentos e descobertas de algo novo.
E é mágico ver esse "brilho no olhar" como foi dito pela a professora, quando se descobre os significados do que existe por trás de cada imagem colocada pelo o artista que a pintou nas telas dos quadros ou em qualquer outra forma de imagem. Também se sente o clima de angustia por parte de todas nós na condição de alunas, será que foi isso mesmo que eu entendi que esse texto quis dizer?
O que é certo é que já sabemos que, como futuras pedagogas da atualidade, neste país da era da informática, teremos que praticar o que o nosso pedagogo mestre diz, embora saibamos que seus métodos não foram direcionados especificamente para as crianças, mas funcionam se forem aplicados com base no conhecimento teórico verdadeiro.
Enfim, um conhecimento de um mundo novo não contextualizado por nós ou pela a maioria da classe que seja; mas que é de uma relevância muito grande para os nossos futuros educandos: a importância de entender a arte que é uma cultura fundamental para a educação de jovens do nosso país. Que Pedagogia é essa? A pedagogia do amor.O faltar à aula fez muita falta, mas a exigência do que tem que se construir refina e aguça o interesse do aluno que traça objetivos. Se conseguirmos construir esse interesse em nossos alunos utilizando todas as metodologias estudadas, teremos parte de um sonho realizado.

Maria Aparecida Lopes Pacheco - 4º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário