domingo, 15 de abril de 2012

Apresentação dos Seminários acadêmicos


O Seminário é um estudo de pesquisa em grupo sobre um determinado tema com o objetivo da leitura, análise e interpretação de textos científicos. Embora eu não seja uma especialista no assunto "seminários acadêmicos" procuro observar as apresentações dos meus colegas. Não é nada fácil, considerando que é de extrema importância especialmente para o curso de Pedagogia por ser um procedimento metodológico que usa técnicas de uma dinâmica de grupo para o estudo e pesquisa sobre um determinado assunto.
O estudo com seminários iniciou no segundo semestre com textos científicos e no terceiro semestre com a apresentação dos artigos. Os seminários tiveram uma grande evolução positiva em todas as apresentações feitas pelos grupos nas aulas de Educação e Linguagem, com a professora Rosana. Falando assim parece muito simples para a realização dessa apresentação em público. Apesar da apresentação ser em grupo há umas gafes que são inevitáveis como: a minha parte é...; eu fiquei com tal parte...; essa foi a minha parte...; a leitura extensa daquele papelzinho que seguramos como "roteiro" na apresentação e alguns alunos leem três páginas dispersando o público do foco.
Ah! Sem falar nos braços cruzados, apoiar-se sobre a mesa, a postura, expressões corporais alguns gestos chegam ser engraçados. Eu, particularmente, me movimento com o corpo para direita e esquerda o tempo todo, um horror! Minhas companheiras de grupo me alertam disfarçadamente pondo a mão sobre mim, para que eu pare com esse sincronismo, e quando tentamos remendar, que horrível! Fica pior! Também tem o colega que quer mostrar que sabe mais, termina sua fala e fica opinando na fala dos colegas.
É realmente um grande desafio na hora da apresentação dos seminários, Mesmo depois de programar ensaios antecipados, a ansiedade e o nervosismo são inevitáveis. Tenho uma grande preocupação se a argumentação e interpretação sobre o tema está claro para não cair em contradições, que acabam desacreditando o orador. Evitar deduções precipitadas, a comunicação deve ter entusiasmo. O importante é que nossas ações gestos e posturas sejam naturais e espontâneas para sermos entendidos e não admirados. É lógico que um pouquinho de humor para quebrar a monotonia e tirar a tensão do grupo é sempre bem vinda e ajuda conquistar a simpatia dos ouvintes.
Pois bem pessoal, o temido seminário pelos alunos assume diversas formas. De qualquer maneira, o grupo deve estar determinado, se dedicar na elaboração investigativa da pesquisa, definir as fontes bibliográficas documentação crítica. Fazer um roteiro ajuda bastante na exposição temática, podemos utilizar de vários recursos e estratégias: exposição oral, quadro negro, slides, cartazes, filmes etc. Dessa forma obtemos maior segurança no ato da apresentação.

Ufa! Haja pesquisa, determinação, dedicação para apresentação e conclusão de um seminário.
Sandra Aparecida Dutra de Andrade Dantas
4º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário