Ser professora na educação infantil, nos dias atuais, vai além de saber ensinar e transmitir conhecimento. É saber ouvir a criança, ser criativa, interagindo com a realidade do aluno, sabendo lidar com as dificuldades do dia a dia.
É trabalhando na educação infantil que vivencio e participo de cada momento das crianças, que, por sinal, são uns amores. Sempre carinhosas e companheiras. Um simples bom dia se torna um momento mágico, em que elas correm e se dispõem a me abraçar.
Essa beleza de realidade me faz refletir o quanto tenho que me envolver com o mundo. Nós, professores, precisamos nos doar cada vez mais, ser absolutos, indagadores, pesquisadores, humildes.
A criança se espelha no professor e, muitas vazes, imita-o, levando para si, em seu convívio social, o que aprendeu.
Após o café da manhã, fazemos uma pequena oração e cantamos uma musiquinha, trabalhando a identidade dos alunos: "Bom dia amiguinho como vai? A nossa amizade nunca vai...". No entanto, eles querem mesmo é brincar, então, explico que quando terminarmos a lição, iremos ao pátio.
Sempre há aquela criança que quer estar na frente, ser o primeiro da fila, falar do seu nome, escolher o melhor brinquedo. É aí que eu aproveito para ensinar Matemática, falando sobre dividir. Falo também do respeito aos amiguinhos, para não puxar das mãos os brinquedos. São bem obedientes e respeitam o que falo.
Wallon diz que a criança está continuamente em processo de construção de si. Paulo Freire fala que não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Portanto, para dar conta de tantas demandas, para ser professora na Educação Infantil é preciso AMAR O QUE FAZ.
Jane Rosilda - 3º semestre 2013/1
esta mensagem é maravilhosamente boa, vc é uma pessoa inteligente, vc é dez !!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluir