domingo, 12 de maio de 2013

Ser professora na Educação Infantil é ser uma sonhadora


Ser um professor é ser um sonhador. Sonhar que é possível fazer o melhor para alguém. Sonhar em ver esse pequeno ser que chega para você, sem ao menos saber segurar um lápis, trilhar um futuro de sucesso.
Quando se escolhe seguir essa profissão, deve-se ter em mente que o trabalho não será fácil e o salário não será tão recompensador, mas ela te permite um bônus que poucas te trarão: o carinho sincero de uma criança. 

Saber que ela faz questão de te trazer uma flor que pegou no caminho da escola, ou que chorou para a mãe te comprar um bombom, é algo que enche o coração de alegria e dá energia para continuar lutando.
Não são muitos hoje que se aventuram a seguir o caminho da licenciatura. Por isso não são muitos hoje que trabalham por uma sociedade melhor. Plantar a semente do conhecimento em uma criança, dando-lhe, além disso, carinho e atenção e ver diante dos olhos a esperança de uma vida melhor é algo que só um professor pode presenciar.
Para trabalhar na Educação Infantil, é preciso saber que os seus finais de semana jamais serão os mesmos e que a partir de agora o EVA será o seu melhor amigo. Por outro lado, você vivenciará a experiência de ter vinte novos filhos a cada ano e vai querer o melhor para cada um deles. E um dia qualquer, ao andar na rua, você será parada por um rapaz que te perguntará: Você não é a Dona Juliana? Você foi minha professora.
Marcar a vida de alguém assim é algo que somente um professor consegue. Ver o reconhecimento de seu trabalho ficar eternizado na memória dos seus alunos, é um dos melhores pagamentos que um mestre pode receber.

 
Juliana Candido Alves - 3º semestre 2013/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário