sexta-feira, 25 de maio de 2012

Documentário: Emissário Submarino de Santos: O espaço que se transformou em lugar

Resolvemos fazer o nosso documentário sobre o Emissário Submarino, localizado no município de Santos, porque, após nossos estudos sobre o livro A leitura sem palavras, da arquiteta Lucrécia D'Allessio Ferrara (2007), compreendemos que se tratava de um exemplo perfeito do que a autora descreve como “um espaço que se transforma em lugar”.
O Emissário Submarino de Santos foi inaugurado em 21 de julho de 1978, pelo então Presidente Ernesto Geisel. Entretanto, a princípio, era uma construção necessária para melhorar as condições sanitárias de Santos e não possuía outra utilidade a não ser saneamento básico, com a função de conduzir esgoto tratado para alto mar, protegendo nossas praias da poluição. Em sua origem, apenas possuía uma ampla superfície de plataforma desocupada. A falta de intencionalidade de utilização desse espaço favorecia sua ocupação por usuários de drogas. Após a inauguração, o Emissário permaneceu sem utilização definida por mais de 30 anos e nada foi feito para sua manutenção. Foi relegado ao abandono por todos esses anos. Após uma reestruturação e reforma, foi reinaugurado em 1996 e, a partir daí, tornou-se um lugar, onde existem vários locais de lazer, esporte e cultura.
Segundo Milton Santos: “por força de variáveis localizadas, determinado espaço se concretiza e adquire a especificidade de lugar” (apud FERRARA, 2007, p. 38). Ainda para Milton Santos, a “transformação de um espaço em lugar, a partir da percepção do usuário, supõe desmascarar a cidade como espaço trivial, cotidianamente igual e exposto aos olhos de todos”. (apud, FERRARA, 2007, p. 39)
Hoje, podemos afirmar, fundamentadas em Ferrara (2007), que, por meio da percepção de algumas pessoas, representantes do poder público municipal, que viram o valor social que aquele espaço poderia ter e o transformaram em lugar, a cidade de Santos e os turistas ganharam um presente. Lindas imagens para serem apreciadas e lidas, um lugar para se usufruir da beleza natural e de lazer que abriga hoje o museu do surf, uma pista oficial para skate e uma linda escultura da renomada artista Tomie Ohtake. Portanto, o Emissário Submarino de Santos transformou-se em um lugar importante para a cidade, onde seus usuários podem relaxar e curtir uma linda tarde com a família.

Andréa Cristina Machado da Silva, Beatriz Quiquinato de Lima, Carla Cristina da Silva, Elaine Joaquim Pereira, Maria Cristina dos Santos - 4º semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário