terça-feira, 5 de março de 2013

Livros que amei


Quando criança, nunca tive contato com os livros de literatura infantil. Tive conhecimento desse mundo imaginário quando iniciei meu trabalho com a Educação Infantil, e fiquei maravilhada com o acervo de livros que o MEC enviou para as creches.
Compreendi que os livros infantis nos dão a oportunidade de  trabalhar em sala de aula com temas atuais que envolvem o mundo em que vivemos, bem como aproveitar tais oportunidades aplicando-as adequadamente aos eixos de aprendizado que sustentam o trabalho pedagógico com crianças pré-leitoras até três/quatro anos de idade - público das "creches" -, quais sejam
identidade e autonomia, movimento, artes, música, linguagem oral e escrita, pensamento lógico matemático e estudos da natureza e sociedade. Quando eu não esperava, fui surpreendida com um presente de uma amiga, ganhei os livros Quem Canta Seus Males Espanta 1 e 2, que me abriram os olhos para o ilimitado mundo da imaginação que a literatura infantil estava me proporcionando.
Nesses livros, encontraremos cantigas e brincadeiras, as ilustrações foram feitas por crianças, e, por coincidência esses livros fazem parte do acervo que o MEC enviou para as creche. As crianças adoram quando eu pego os livros para cantar ou mesmo para realizar outra atividade.
Eu me sinto realizada e feliz por estar dando esta oportunidade de conhecimento para as crianças, despertanto sua imaginaçao diante do mundo que, para elas, é um mundo colorido e cheio de descobertas.
A autora é  Theodora Maria Mendes de Almeida, especialista em livros para o público infantil. É educadora e coordenadora pedagógica da escola Bola de Neve. Seus livros refletem sua vasta experiência na área de educação, com a temática voltada para a musicalização, com jogos e brincadeiras.
"Penso ser um grande privilégio trabalhar todos os dias com os alunos cantando, recitando, interpretando e criando com eles. Nesse ponto, nossa atividade se assemelha à dos artistas.
Foi partindo dessas vivências que surgiu a ideia de fazer uma coletânea de todo o repertório infantil.
Ao atuar como cantores e também como ilustradores os alunos contribuiram deixando sua marca, sua voz, suas experiências e seu entendimento"
(Theodora Maria Mendes de Almeida).

Andréa da Silva - 3º semestre 2013/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário