segunda-feira, 4 de março de 2013
Livro de literatura infantil que li, amei e recomendo
Todos os dias realizo com meus pequenos a "hora do conto", pela qual eles esperam ansiosos para saber qual será a "história" do dia. Foi assim que conheci um livro pelo qual me encantei, com o títutlo Barulho Demais, de autoria de Max Velthuijs. Um livro que faz parte da coleção Andersen.
Trata-se de uma narrativa curta, narrada na terceira pessoa do singular. Conta a história de um jacaré que quer aprender a tocar violino e não percebe que o som de seu instrumento, ainda meio desafinado, está incomodando seu vizinho, o elefante que acaba se irritando com o barulho, dando início a uma grande confusão. Mas, no final, a amizade e o amor pela música vencem e os dois acabam formando um dueto .
A ilustração, feita pelo próprio autor, é bem atraente por conter em suas páginas figuras muito coloridas, misturadas a pequenas frases. Foi publicado originalmente em inglês, com o título Too Much Noise, traduzido por Monica Stahel.
O livro possui uma linguagem de fácil compreensão, uma história maravilhosa, com a qual pode-se trabalhar os valores, como o respeito ao próximo e a amizade.
Max Velthuijs, em todas as suas obras infantis, usa os animais como personagens e se preocupa em transmitir sempre uma mensagem positiva.
Um livro fantástico, recomendado para o pré-leitor (a partir dos 2 / 3 anos de idade).
Max Velthuijs nasceu em Haia, Holanda, em 1923. Estudou pintura e design gráfico na Academy of the Visual Arts. Iniciou a carreira de autor e ilustrador de livros infantis em 1962. Entre seus livros, encontram-se: O Sapo apaixonado, O Sapo está com medo, O Sapo no inverno.
O autor faleceu em 25 de janeiro de 2005.
Realizei esta leitura com meus alunos do maternal II, já que estamos realizando o "projeto valores" e obtive um ótimo resultado. Eles não param de comentar sobre a história do "jacaré e do elefante", porque, depois da leitura, começaram a mudar alguns hábitos, aprendendo a respeitar quando um amiguinho está dormindo. Perceberam que quando falam, podem fazer barulho e o amiguinho vai acordar e não vai gostar. Ou quando um está falando, os outros aprenderam a ouvir, devido a bagunça causada pelo barulho de todos falando ao mesmo tempo. Meus amorzinhos...
Recomendo esta leitura a todas minhas companheiras do PARFOR.
REFERÊNCIA:
VELTHUIJS, Max. Barulho Demais.Tradução de Monica Stahel. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
Kelen de Jesus Silva Dutra - 3º semestre 2013/1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário