Gostaria, se pudesse, fazer uma retrospectiva e uma avaliação da nossa caminhada até aqui, no Curso de Pedagogia, no formato de um vídeo, embalada pelos ensinamentos de nossa querida Mestra Cristina e pela proposta do Projeto Integrador, brilhantemente idealizada pelo corpo docente da Universidade.
Esse vídeo teria, como plano de fundo, uma linda paisagem de praia, com areia bem clarinha, mar azul, um sol brilhante e uma brisa suave a balançar as árvores ao redor. Nessa areia, apareceriam muitas pegadas, todas indo na mesma direção, porém seriam pegadas suaves, como quem pisou de mansinho, com medo e timidamente.
O nome escolhido para o meu vídeo seria o “Vídeo da Vida”, inspirado no educador Celestian Freinet que sugeriu o livro da vida, como forma de seus alunos registrarem os momentos vividos na caminhada escolar.
Então, na sequência, passariam cenas inesquecíveis que vivemos juntas, como a Família Caloura, com a presença de nossos parentes e amigos festejando nossa primeira vitória, com a apresentação dos nossos trabalhos. O Jornal Mural exposto no hall de entrada da faculdade, materializando nosso esforço em painéis muito bem elaborados. A nossa alegria e encantamento em participar da Dança Circular. Nossas brincadeiras e sorrisos na troca de chocolates, no amigo secreto de Páscoa. O vento balançando os cabelos das lindas meninas, no passeio de escuna, junto ao professor Paulo. A alegria em conhecer lugares novos, nos estudos do meio, trazendo novos conhecimentos e enriquecendo nossa bagagem e ainda os progressos que temos feito em registrar toda essa emoção no blog da querida professora Rosana, fazendo-nos sentir cada vez mais importantes.
Sei que, nesse roteiro, existiriam lágrimas, estresse, tensão, nervosismo, mas essas cenas não precisam aparecer, elas ficam nos bastidores de nossas almas, pois fazem parte da jornada.
Ao voltar às cenas da praia, apareceriam novamente as pegadas na areia; algumas já não estão mais em cena, mas permanecem guardadas em nossos corações. Agora as pegadas parecem ser mais fortes, mais firmes e ainda seguem na mesma direção e é lá onde o sol brilha mais forte.
A trilha sonora do meu “Vídeo da Vida” seria a canção que nossa mestra Rosana nos ensinou a cantar, “Maravida”, e que nos emocionou e marcou tanto.
O filme não termina assim, pois muitas cenas serão acrescentadas com o passar dos anos e a música ainda vai tocar por longo tempo... "vida, vida, vida, que seja do jeito que for... mar, amar , amor..."
Lídia Ventura - 4º semestre/2013-2
Nenhum comentário:
Postar um comentário