segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Projeto Integrador: uma reflexão


Mais um semestre está chegando ao fim. Graças a Deus por ter vencido mais um exaustivo, porém gratificante desafio que foi o projeto integrador.
Apesar de trabalhoso, esse projeto contribuiu muito para meu crescimento.
Quero agradecer a todos os professores que nos ajudaram nesta empreitada e, principalmente, às nossas orientadoras, professoras Derna Pescuma e Maria Cristina Vidaller, pela atenção e dedicação com meu grupo.
Quero agradece também a todas as amigas da sala pela força que nos deram e pela torcida. Um agradecimento especial para minha amiga e companheira Maria Rosemeire, pela ajuda na realização deste trabalho.
O projeto integrador me fez refletir que professor não é simplesmente uma profissão e sim uma escolha de vida. Escolha de vida, porque com a grande capacidade de poder escolher tantas outras profissões, nós escolhemos ser professor. Já sentíamos no peito a forte vontade de nos aventurarmos em um mar de mentalidades diferentes.
Mentalidades essas que, muitas vezes, não reconhecem o nosso trabalho, pelo qual passamos horas e horas pesquisando, com a cara enfiada em livros, revistas, internet, jornais, para podermos nos formar e nos tornar ótimos professores. E quem sabe, assim, sejamos reconhecidos pelos nossos esforços?
Infelizmente, socialmente, ainda não somos reconhecidos, como também somos atrapalhados e chateados por mentes que só vão à escola como se fosse uma obrigação e não por interesse de conhecer um novo mundo, ser uma nova pessoa. E isso faz com que professores competentes se sintam inúteis, incapazes. Entretanto, somos fortes e conseguimos superar, pois o amor ao que fazemos é maior que tudo isso. E segundo Paulo Freire, “a educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate, a análise da realidade”. Que venha o quinto semestre!

Rosangela Bispo - 4º semestre/2013-2 

Nenhum comentário:

Postar um comentário