Na edição que li, não havia ilustrações coloridas e atraentes como nos livros atuais, mas, eu criança, consegui viajar, por meio do belo texto do escritor. Esse livro já foi adaptado para filme (1970) e três vezes para telenovelas (1970), na antiga Rede Tupi e TV Bandeirantes (1980 e 1998).
O escritor José Mauro de Vasconcelos nasceu no Rio de Janeiro, em 26 de fevereiro de 1920. De origem pobre, quando era criança, chegou a viver com alguns tios na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Sua vida nunca foi fácil. Passou um período viajando em muitos países da Europa e ganhou uma bolsa de estudos na Espanha até ganhar uma bolsa de estudos na Espanha. Retornando ao Brasil, trabalhou com os irmãos Villas-Bôas e, juntos, exploraram a até então muito pouco conhecida região do Araguaia, que inspirou a temática para o primeiro livro que ele escreveu: “Banana Brava” (1942), lançado quando ele tinha apenas 22 anos. José Mauro Vasconcelos viveu em muitos lugares bem distintos, exerceu diversas profissões muito diferentes e, diante disso, conheceu muitas culturas e os tipos mais variados de pessoas. Demonstrando ser muito sensível, desenvolveu um estilo de escrita simples e emotiva, que atinge profundamente o leitor
É um escritor respeitado, conhecido e valorado muito mais em outros países do que no Brasil e consta em listas de escritores brasileiros mais lidos no exterior. Seus livros foram traduzidos para o alemão, inglês, espanhol, francês, italiano, japonês e holandês, entre outras línguas.
O livro Meu Pé de Laranja Lima foi o seu maior sucesso editorial e vendeu em seus primeiros meses de lançamento 217 mil exemplares. Foi inspirado em suas próprias experiências pessoais ao retratar os choques que ele sofreu na infância com as mudanças bruscas na sua vida. Além de Meu Pé de Laranja Lima, muitos outros de seus livros ganharam versões cinematográficas.
José Mauro de Vasconcelos morreu no dia 25 de julho de 1984.
Enredo:
Este livro retrata a história de um menino de cinco anos chamado Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e muito numerosa. Zezé tinha muitos irmãos, a sua mãe trabalhava numa fábrica, o pai estava desempregado, e, por isso, passavam por muitas dificuldades. Eram as irmãs mais velhas que tomavam conta dos mais novos; por sua vez, Zezé tomava conta do seu irmãozinho mais novo, Luís.
Ao mudarem de casa, Zezé encontra no quintal da sua nova moradia um pequeno pé de laranja lima. Inicialmente a ideia de ter uma árvore tão pequena não lhe agrada muito, mas à medida que este vai convivendo com a pequena árvore e, ao desabafar com ela, repara que fala e que é capaz de conversar com ele, tornando-se assim o seu grande amigo e confidente, aquele que lhe dava todo o carinho que Zezé não recebia em casa da sua família.
Trata-se, portanto, de um verdadeiro clássico da literatura infanto-juvenil, para crianças acima de 10 anos de idade.
Fátima Florindo da Silva - 3º semestre 2013/1
Nenhum comentário:
Postar um comentário