terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
Livro de Literatura Infantil que amei
"Para iniciar, Literatura Infantil é Arte...
Ela trabalha o imaginário e a fantasia em cada criança. É um tipo de texto que atinge a todo tipo de público e é feito por cada criança que existe dentro de nós.
É onde podemos ser heróis, princesas, reis e rainhas... e nesse mundo só sobrevive aquele que acredita em fantasia e magia.
É importantíssimo trazer esta realidade da literatura para nossa sociedade, isto nos impulsiona a ler, a aprender, a observar e a compreender vários fatores da nossa vida; como espaço que vivemos os seres e as coisas com que convivemos e várias outras curiosidades".
Romeu e Julieta, de Ruth Rocha é o livro infantil que recomendo.
Essa é uma história que tem cheiro de infância pra mim... Lembro-me de lê-la diversas vezes em um livro sem capa, com ilustrações belíssimas... Devo tê-lo lido aos 7 ou 8 anos de idade por centenas de vezes. Era muito difícil conseguir livros na década de 1970, então eu devorava o mesmo livro várias vezes e amava as histórias contidas nele.
No mesmo livro, recordo de ter lido A Terra dos Meninos Pelados, de Graciliano Ramos, e País do Pinta-aparece, de Joel Rufino dos Santos, além da história de um crocodilo que vendia o rabo ou coisa do tipo (ainda lembro dessa imagem, mas pouco da história). Incrível como eu viajava na leitura daquele livro que nem sei o nome, mas me deixava feliz...
Na história que apresento, aparecem os personagens Romeu, Julieta, Ventinho, todos lindamente ilustrados. Não consegui encontrar nenhuma imagem igual a daquele livro. Um pena! Tenho bem viva na memória as imagens, mas como não sei desenhá-las...
prefiro o desenho que tenho na memória (talvez pelo gosto de infância). Mas deixemos de saudosismo e vamos à história.
Há muito tempo, não muito longe daqui, havia um reino muito engraçado. Todas as coisas eram separadas pela cor. Branco, amarelo, azul, vermelho, preto. As borboletas brancas só visitavam o canteiro branco. As borboletas azuis só visitavam o canteiro azul. Neste reino vivam Julieta e Romeu. Julieta era uma borboleta amarela do canteiro amarelo e Romeu uma borboleta azul do canteiro azul. Divertidamente, Ruth Rocha faz uma intertextualidade com o clássico Romeu e Julieta de Shakespeare, com os pais das jovens borboletas proibindo os encontros entre os dois, para, no fim da história...
E quando chegou de novo a primavera tudo estava diferente naquele reino. Os canteiros tinham todas as cores misturadas. Margaridas, cravos, dálias, miosótis, rosas, cresciam juntas, misturadas. E juntas brincavam as borboletas.
Um lindo final feliz...
Ruth Rocha é uma das mais importantes escritoras de literatura infantil brasileira, com mais de 24 livros publicados para crianças, ganhou várias vezes o prêmio Jabuti. E gosta muito de escrever recontos ou novas versões inspiradas em histórias clássicas, como no caso de Romeu e Julieta.
Dora Ferreira Moura - 3º semestre 2013/1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário