segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Literatura infantil: um bom começo...




Confesso a vocês, amigas blogueiras, que não tinha o hábito de ler na infância. Comecei a adquirir este, já na adolescência com livros da Zibia Gaspareto. Passei a ter contato com literatura infantil, a partir de contos de fadas, após o nascimento da minha primeira filha.
Após certo tempo, comecei a trabalhar em creche, aí tinha que ler histórias para as crianças. Li vários livros, mas um que me chamou a atenção  foi Aprendendo com meus amigos, de Taro Gomi, traduzido por Diogo Kaupatez.
O livro relata o aprendizado de uma criança com os animais, e fala de movimentos ciclomotores realizados através do aprendizado destas amizades, ou seja, cada animal tem algo a nos ensinar, pois quando a personagem fala, por exemplo, “sentir o perfume da flor, aprendi com a borboleta”, transmite para a criança leitora/ouvinte uma imagem diferente e reveladora da borboleta.
E como a personagem é uma criança que gosta muito de aprender, decide ir para a escola, para aprender coisas novas, não só com os professores, mas também com seus amigos.

É um livro muito bom e eu recomendo que leiam para os seus pequenos. Pode ser encontrado nas creches, pois é de um acervo da prefeitura, é de fácil compreensão.
Taro Gomi é provavelmente mais conhecido no Reino Unido, apesar das poucas traduções em inglês. Seu acervo ultrapassa mais de 300 livros impressos no Japão e traduzidos para outros países. A maioria de seus livros consiste principalmente de imagens, por isso podem ser apreciados por várias pessoas de diferentes faixas etárias. Eu recomendo!

Sandra Mara Cordeiro - 3º semestre 2013/1


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário