sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Troca de conhecimentos


Esse Projeto, proposto no 4º semestre, dentro do tema Diversidade, tornou-se bastante desafiador. 
Exploramos, por meio das pesquisas, que foram orientadas pela professora Rosana Pontes, com muita dedicação e de uma forma prazerosa, sem medir esforços, com o único objetivo de concluirmos todo esse processo de desenvolvimento. 
Ao iniciar o tema, a cultura indígena, eu e o meu grupo tivemos uma resistência em querer desenvolvê-lo, mas na medida em que começamos a busca de recursos, com as pesquisa nos espaços do laboratório, entrevistas, livros e palestras, percebemos o quanto o conteúdo abordado era rico em diferentes saberes.
Fomos sentindo uma necessidade cada vez maior de explorar o conteúdo para a busca de mais conhecimentos, ficou faltando apenas uma visita ao espaço da Aldeia para concluirmos de uma forma mais rica o nosso projeto. 
Nesse processo, foi possível assimilar e atingir todo conhecimento. De forma segura, pude colocar em prática o projeto didático de literatura infantil, socializando com os meus alunos, através da leitura, brincadeiras e oficinas, em que confeccionamos e vivenciamos a prática, sendo bastante gratificante o resultado. 
Percebi o quanto o caminho da pesquisa, a necessidade da busca e a troca são fundamentais, a fim de que possamos construir uma base para os nossos objetivos, que é ensinar e aprender.
Concluo que esse trabalho enriqueceu muito minha formação, como futura docente, mas o que mais me surpreendeu foi a importância de fazermos a troca de conhecimentos, mesmo com saberes diferentes para chegarmos a um único objetivo: a necessidade de respeitar e ter um olhar sobre os diferentes aspectos da diversidade humana, de forma contínua dentro da educação. Por isso, a importância de se abordar a diversidade dentro da área acadêmica.

Rosana Aparecida Leme Vaz
4º semestre - Pedagogia/PARFOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário