quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

A importância da pesquisa na prática




Vivemos em um mundo em que a maioria das pessoas rotula umas às outras, esquecendo sua verdadeira identidade. A gorda, a magra, a branca, a negra, a feia, a bonita, etc. 
Trabalhar com a tematização da diversidade foi prazeroso. Com este estudo, consegui levar aos alunos o respeito ao próximo, de acordo com sua diversidade, seja ela racial, cultural ou étnica.
Avalio que o semestre foi rico em aprendizagem. A cada aula um novo conhecimento. A realização das aulas no laboratório facilitou no desenvolvimento do projeto, pois havia a possibilidade de fazer pesquisas no computador, com a docente sempre presente, esclarecendo as dúvidas que iam surgindo. 
Confesso que tive dificuldades em montar a parte teórica do projeto didático de literatura infantil. Por trabalhar por anos com a mesma faixa etária, estava acomodada apenas em montar os planos de aulas para inserir os projetos, que já recebia prontos da gestão. 
Contudo, a prática foi fácil, porque, mesmo sem o projeto ainda ter saído do papel, já tinha noção do objetivo que queria alcançar com os alunos.
Os slides sobre os principais conceitos da Psicanálise dos contos de fada foram muito interessantes. Uma pena ter sido explicado em um curto período. 
Ao pesquisar e fazer análise sobre o conto da Chapeuzinho Vermelho, na versão dos dois autores, me trouxe a realidade dos fatos em diferentes versões. Despertou-me a curiosidade em fazer pesquisas sobre os demais contos, tais como: Cinderela, a Bela e a Fera, Branca de Neve, Cachinhos Dourados.
Concluo que o semestre foi de grande importância para o meu aprendizado. Cabe a mim pôr em prática todo esse crescimento para a modernização da educação, lutar por uma sociedade mais justa e solidária, acima de um tudo pelo respeito ao próximo.

Juliana Siqueira
4º semestre - Pedagogia/PARFOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário