sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O que é currículo?


Currículo escolar é um documento elaborado pelos sistemas de ensino, primeiramente, em nível do MEC, que são as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Parâmetros Curriculares Nacionais, e depois acontece uma adequação em nível estadual e municipal. Cabe à escola definir conteúdos diversificados, respeitando aspectos regionais, em seu Projeto Político Pedagógico, no qual, deverá constar o projeto educacional que será aplicado aos alunos, ou seja, é o plano gestor da escola. Nesse projeto, estão os conteúdos, métodos e práticas que serão implementadas. 
No "currículo em ação", os professores aprimoram seus conhecimentos, para melhor ensinar seus aprendizes, é preciso elaborar um plano eficaz, porém flexível às mudanças, caso algo ocorra de modo inesperado durante o período de ensino. O currículo local deve ser muito bem planejado e realizado por todos os profissionais, pois é preciso seguir o padrão proposto pelo MEC para obter o nivelamento ideal de conhecimento dos estudantes.
A matriz curricular é a organização das disciplinas e da carga horária em cada ano letivo. Às vezes, é através da matriz curricular que alguns pais fazem a escolha da instituição, isso também acontece nas universidades.
O currículo escolar faz a diferença para uma educação de qualidade, pelo fato de tratar-se de uma concepção de educação, pois assim é possível obter uma organização e planejar corretamente o que será ensinado. 
É importante ressaltar que se deve ter o cuidado do quê e de como irá preparar, pois é preciso ter conhecimento do grau de aprendizagem dos estudantes, para assim buscar conteúdos e métodos adequados para cada turma. A cautela é necessária para não correr o risco de aplicar algo que o estudante não consiga aprender, pois, desta forma, a aprendizagem não será adquirida corretamente ou, até pior, o aluno pode ficar retraído por não conseguir aprender. Esse aspecto está relacionado com a competência didática do professor.
Por fim, as escolas devem sim ter um planejamento e incluir nele, não somente conteúdo teórico e didático, mas também buscar preparar as crianças/adolescentes para o futuro. Propondo aulas práticas, no meio ambiente; informativas sobre o que acontece atualmente, utilizando a informática; entre outros.
Uma boa educação requer um ensino de qualidade, com professores que possuam amor à profissão, dispostos a aprender cada dia mais, e que não deixem de acreditar em seus alunos, pois se ambicionam um futuro melhor, é preciso investir e acreditar na educação.

Naiara Cristina de Moraes - Letras (2º semestre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário