Se você acredita que o currículo escolar é apenas o conteúdo ensinado pelos professores aos alunos, na escola, está enganado. O currículo não é apenas o conteúdo ensinado, mas tudo o que acontece no espaço escolar, como: a relação professor x aluno; a postura que cada integrante da escola tem em relação ao ensino; o comprometimento - tanto dos funcionários da escola, quanto dos alunos -; as intenções que cada indivíduo possui; a diversidade e ética.
Tanto o currículo, quanto a escola, não podem ser tratados como uma questão isolada, mas sim como uma prática social coletiva. Para que isso aconteça, a escola deve garantir um espaço de reflexão coletiva para os professores e favorecer processos de reconhecimentos para todas as suas peculiaridades; pois todos são capazes de realizar canais de diálogo e de construção conjunta com os alunos.
A matriz curricular é uma organização importante do ensino. Com ela, o professor é capaz de organizar tudo o que o aluno irá aprender, ao longo de cada ano escolar. A matriz curricular ajuda todos professores e alunos a pensar, planejar e executar um currículo que consiga acompanhar as mudanças do mundo contemporâneo, assim como a diversidade e o conhecimento de cada aluno.
Ela também serve como eixo para unir as disciplinas escolares, pois todas estão interligadas e possuem o mesmo objetivo: ensinar o
conhecimento necessário para cada estudante; tanto na escola, quanto no mundo a fora.
Respeitando o currículo e a matriz curricular, desenvolve-se o Projeto Político Pedagógico(PPP), que possibilita a todos os membros da escola a ter consciência dos problemas e necessidades que surgirem e das possíveis soluções - tanto no modo de ensino, quanto na relação do professor com o aluno -, estabelecendo as responsabilidades de todos.
O currículo escolar, a matriz curricular e o Projeto Político Pedagógico podem fazer com que os alunos sejam críticos, autônomos e criativos; o que os torna documentos essenciais em todas as escolas.
Milena Andressa Ferreira Gama - Letras (2º semestre)
Nenhum comentário:
Postar um comentário