quinta-feira, 25 de abril de 2013

Ser professora na Educação Infantil é ser mediadora na construção dos conhecimentos


Ser professora na educação infantil pode até parecer uma tarefa simples, mas o ato de educar e cuidar, na verdade, requer muita paciência, dedicação, amor e conhecimento sobre o que se faz.
Quando lecionamos para adultos é diferente, pois eles já têm sua personalidade formada, ao contrário das crianças que chegam à unidade escolar e creches ainda bebês. Irão crescer e aprender ali.
Os estímulos pedagógicos e lúdicos ficam na responsabilidade da professora que, além disso, irá banhar, alimentar e dar carinho, ou seja, é educadora e mãe ao mesmo tempo.
Existe, ainda, o fato de que cada criança tem uma personalidade diferente. Umas são agitadas e outras mais tranquilas, umas aprendem com bastante facilidade e outras com dificuldades. Cabe à educadora saber trabalhar as necessidades de cada uma.
O papel da professora, no entanto, complementa o papel dos pais, sendo mediadora na construção dos conhecimentos que serão ensinados para os pequenos. É na educação infantil que a criança constrói sua identidade, autonomia, aprende valores sobre relacionamentos com outras pessoas, conforme apregoam os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
A educadora, portanto, tem que ser muito criativa, ouvir as crianças e interagir com a realidade de cada uma delas, buscando sempre o histórico de vida desse pequeno ser para poder compreendê-lo melhor. Ter muita sensibilidade, pois, além de tudo, existem crianças que têm muita dificuldade na adaptação. A paciência e compreensão, por parte da educadora, são fundamentais.
Há sete anos exerço a função de educadora, não me vejo atuando em outra área. No meu interior, sinto muito orgulho e satisfação de transmitir conhecimento e carinho, trabalhando com responsabilidade e competência, para atender às necessidade de cada uma de minhas crianças, dando o maior valor à minha profissão.

Christiane Rosa - 3º semestre 2013/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário