segunda-feira, 29 de abril de 2013

Saber ouvir Parfor!


Hoje em dia, as pessoas perderam um pouco a educação e só querem falar, não sabem ouvir nada que o outro tem a dizer. Impõem suas ideias e ainda pedem as opiniões, mas, no final, o que vale é a ideia delas. 
É o que acham, e querem vencer no grito. Querem que as outras pessoas sejam seus fantoches, assim podem manuseá-las da forma que quiserem, não têm mais a humildade de ouvir o próximo.
Muitas vezes, a arrogância prevalece em algumas pessoas. É que acham que são melhores que as outras, e que já sabem de tudo. No entanto, só querem mandar e serem autoritárias.
Estamos aí para aprender a cada dia que passar. Erramos, só que temos que ter a consciência de que devemos reparar os erros cometidos e não fazer mais igual. Sei que algumas pessoas se calam, não porque não tenham atitudes, mas sim porque o silêncio é a melhor resposta que podem dar naquele momento. Nunca perca a oportunidade de falar sobre algo que você possa aprender. Essa atitude transmite respeito e proporciona oportunidades de trocar experiências e aprender sempre. 
Falando em respeito, quando respeitamos alguém, primeiro ouvimos para depois falarmos, assim nos ensina Paulo Freire: "o diálogo nutre-se do amor, da humildade, da esperança, da fé, da confiança. Por isso, o diálogo comunica”. Ou seja, o diálogo acontece na linha vertical, nunca é autoritário e arrogante.
Um jeito de sabermos como as pessoas se sentem diante do nosso comportamento é nos imaginarmos no lugar da pessoa, lembrando que saber ouvir é cultivar a difícil arte da empatia que é a habilidade de se colocar no lugar do outro. Que a humildade e o saber ouvir venham fazer parte do nosso cotidiano. Aprender a ouvir é o primeiro mandamento para aprender.

Danielle Monteiro - 3º semestre 2013/1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário