terça-feira, 22 de março de 2016

Uma visão inesquecível








O dia estava lindo. Nenhuma nuvem, nenhum sinal de chuva. Estávamos a caminho do Parque Roberto Santini. O ônibus era o transporte para levar 21 crianças, comigo junto. Todos ansiosos para chegar.
Chegamos, hora de guardar mochilas. Todos prontos para a aula de skate. Desce Rampa, sobe rampa. Ninguém quer parar. Quanta disposição!
Agora é o momento do lanche, para descansar também. Antes tomar água, lavar as mãos e ir ao banheiro. Depois lixo no lixo.
Vamos andando para a mureta, próxima ao monumento de Tomie Otake. Aula de inglês. De repente, algo inesperado: a aparição de um golfinho. Sumia, daqui a pouco aparecia. Todos admiram e querem tirar foto. Ninguém consegue tirar os olhos. Afinal, não é todo dia que se vê um golfinho.
Ótima oportunidade para falar sobre a importância de proteger os animais, cuidar dos mares, mantendo-o limpo. Também alertar sobre o quanto a poluição é inimiga da natureza. Se houvesse
poluição, seria impossível ter o privilégio de poder ver um golfinho.
Através do tema “preservação ambiental” indago as crianças sobre o assunto.O que é preservação ambiental? O que cada um pode fazer para ajudar? Por que é importante cuidar da natureza?
Penso que cada um obterá conhecimentos que farão com que criem uma conscientização e que possam passá-la adiante.
O professor tem um papel importante nessa conscientização, agindo como um instrumento entre o aluno e o conhecimento. Tanto pode acrescentar positivamente, como transformar uma visão distorcida ou deturpada em uma atitude que faça a diferença.
Tenho certeza de que ninguém esquecerá esse dia. Que manhã surpreendente! Que visão inesquecível!
Vera Claudia de Castro Rios Motta 
Curso de Pedagogia - 1º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário