segunda-feira, 28 de março de 2016

Uma seleção de arte

Jornal da Madeira - Isol, ilustradora de livros infantis premiada


Hoje tive que fazer uma seleção nos trabalhos dos meus alunos de artes visuais, pois precisei selecionar, no mínimo, 20 trabalhos de artes para serem entregues à minha formadora de artes visuais. Tarefa difícil!
Esses trabalhos estão sendo realizados como uma releitura dos trabalhos artísticos de Marisol Misenta, uma importante artista plástica Argentina, conhecida como Isol.
Além de ser uma artista de renome, é autora de livros ilustrados, também é uma cantora bem-sucedida, no âmbito da música pop e clássica. Ela fez o Magistério em Belas Artes, mas deixou essa profissão para se dedicar a trabalhar como ilustradora para jornais e livros para crianças, como uma síntese natural de sua paixão por histórias em quadrinhos, literatura infantil e artes visuais em geral.


Rilma Maria da Silva - Curso de Pedagogia - 1º semestre

2016


Enfim, a chegada à universidade. Já estava ansioso pelo começo das aulas. No ato da inscrição para o curso de Pedagogia, matriculei-me no PIVA (Programa de Iniciação à Vida Acadêmica), que foi muito proveitoso, pois precisava pegar ritmo. Há muito não estudava.

Os medos, receios, foram passando no andamento do curso. Fui tirando dúvidas, socializando e tendo a certeza que outros, assim como eu, querem se formar para fazer a diferença, no campo da educação.
Estou satisfeito, nesta jornada do conhecimento, do aprendizado e do saber.

Milton Santana
1º semestre – Curso de Pedagogia

Um pouco de café para o dia a dia




Como de costume, diariamente, ao acordar e contemplar mais um dia que se inicia, começo a minha rotina feminina. Após um banho revigorante e um café quentinho para despertar, já inicio em mente os preparativos para mais um dia de atividade escolar. 
É óbvio que esta rotina de levantar cedo não é uma das mil maravilhas, afinal, não é fácil combinar humor e criatividade às 5 horas da manhã. 
No entanto, é inegável que essa rotina passa a ser recompensada quando chego na escola, adentro a sala de aula e encontro meus alunos. Quem não gosta de ser recebida com um bom dia, seja bem-vinda, seguido de um bilhetinho em formato de coração escrito: Eu te amo Professora! 
É gratificante, motivante e me estimula a prosseguir sempre nessa jornada.

Sonia Lima - Curso de Pedagogia - 1º semestre

A essência de educar é o amor





A Pedagogia vem tomando forma ao longo do tempo, através da contribuição de vários escritores que se perpetuaram na história com suas ideias e pensamentos. Acredito que o ato de ensinar deveria ter métodos mais suaves como o ar, leves como pétalas, profundos como o oceano e cheios de amor como o coração. 
E que suas contribuições na vida de nossas crianças as tornem seres humanos melhores.

Jussara Cássia Colidio - Curso de Pedagogia - 1º semestre

terça-feira, 22 de março de 2016

Crônica do Cotidiano Escolar


A aluna mostra-se intranquila, pois hoje têm prova e ela não estudou. O que será que irá acontecer com ela? Bem, gostaria que ela tivesse prestado atenção na aula e aí, certamente, iria se dar bem.

Paula Renata de Jesus 
1º semestre – Curso de Pedagogia

Uma visão inesquecível








O dia estava lindo. Nenhuma nuvem, nenhum sinal de chuva. Estávamos a caminho do Parque Roberto Santini. O ônibus era o transporte para levar 21 crianças, comigo junto. Todos ansiosos para chegar.
Chegamos, hora de guardar mochilas. Todos prontos para a aula de skate. Desce Rampa, sobe rampa. Ninguém quer parar. Quanta disposição!
Agora é o momento do lanche, para descansar também. Antes tomar água, lavar as mãos e ir ao banheiro. Depois lixo no lixo.
Vamos andando para a mureta, próxima ao monumento de Tomie Otake. Aula de inglês. De repente, algo inesperado: a aparição de um golfinho. Sumia, daqui a pouco aparecia. Todos admiram e querem tirar foto. Ninguém consegue tirar os olhos. Afinal, não é todo dia que se vê um golfinho.
Ótima oportunidade para falar sobre a importância de proteger os animais, cuidar dos mares, mantendo-o limpo. Também alertar sobre o quanto a poluição é inimiga da natureza. Se houvesse
poluição, seria impossível ter o privilégio de poder ver um golfinho.
Através do tema “preservação ambiental” indago as crianças sobre o assunto.O que é preservação ambiental? O que cada um pode fazer para ajudar? Por que é importante cuidar da natureza?
Penso que cada um obterá conhecimentos que farão com que criem uma conscientização e que possam passá-la adiante.
O professor tem um papel importante nessa conscientização, agindo como um instrumento entre o aluno e o conhecimento. Tanto pode acrescentar positivamente, como transformar uma visão distorcida ou deturpada em uma atitude que faça a diferença.
Tenho certeza de que ninguém esquecerá esse dia. Que manhã surpreendente! Que visão inesquecível!
Vera Claudia de Castro Rios Motta 
Curso de Pedagogia - 1º semestre