sexta-feira, 7 de março de 2014

(Auto)avaliação formação Parfor: muitas transformações



Refletindo sobre esses quatro anos de curso, posso afirmar que muitas coisas mudaram em minha vida, a começar pela maneira de pensar, de falar, de agir, práticas e metodologias diferentes na maneira de trabalhar.
Tantas coisas que jamais imaginaria que poderia aprender. Estamos chegando ao final do curso e avaliando, acredito que a Instituição conseguiu cumprir os objetivos desejados, qualificando profissionais da educação que sejam autores conscientes de sua própria prática na construção de metodologia e na transposição didática.
Em cada uma das etapas do curso, foram resgatados conceitos e formas estruturadas para que isso acontecesse. É preciso reconhecer que muitas vezes senti vontade de desistir, em algum momento de fraqueza, tristeza... foram muitas lutas, família, trabalho, faculdade, e pouco tempo para tantos afazeres.
A cada etapa terminada uma vitória, uma lição a ser cumprida, e, depois de tanto esforço, eu tenho mais um sonho: o sonho de ser como vocês, professores da UNISANTOS,  que nos mostraram como é ser professor de verdade, como ser cidadãos críticos e conscientes. Ensinaram-nos que não podemos mudar o mundo, mas que, dependendo de nossas práticas, mudaremos para melhor nossa escola, nossa comunidade, nossa cidade, nossas crianças. Enfim o meio em que vivemos, mostraram-nos que podemos estender nosso trabalho em espaços não escolares, em ONGs, em empresas e departamentos específicos de empresas.
Hoje, eu agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de poder estar concluindo o curso de Pedagogia, agradeço a cada professor que sempre nos incentivou a prosseguir, pesquisar e a buscar cada vez mais o conhecimento, e desde já lembro que: “ O conhecimento é uma busca que nunca vai acabar".


Débora Cristina Somogyi - 8º semestre 2014/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário